Resenhas

A Máquina Antibullying

Algumas opiniões de quem leu o Vol.1 da Coleção Turma da Página Pirata.

Nível Épico

“Além de refletir sobre as questões de bullying, a aventura coloca em evidência a importância do diálogo, da família e o valor das verdadeiras amizades. Apesar de ser um assunto sério e ter sido muito bem discutido, a leitura é rápida, no sentido gostoso da palavra, e diverte horrores. Sério. O livro não parava de arrancar sorrisos do meu rosto e risadas que me pegavam desprevenida, enquanto lia no ônibus, lotado, a caminho do trabalho.”

Cheiro de Livro

“A Turma da Página Pirata estreou nas livrarias com uma aventura bem legal e lúdica chamada “Paladinum Pesadelo Perpétuo” e o legal de “A Máquina Anti-bullying” é que se passa na vida real. Não existem vilões magnânimos ou portais que levam para outro mundo. O problema está na escola e deve ser enfrentado todos os dias e isso não tira sua importância, mas adiciona a ela.”

Magia Literária

“Em uma redação para o colégio, cujo tema era exatamente esse, comecei minha redação com uma frase semelhante a que Pastilha inicia uma matéria para a Página Pirata: “Bullying é um termo muito novo para identificar abusos muito antigos”. Quem aí já viu alguém praticando, ou sofrendo bullying?”

Murmúrios Pessoais

“O autor foi muito feliz em suas escolhas, tanto na concepção do tema quanto o modo que abordou. E, de quebra, me remeteu a alguns grandes nomes da literatura infantojuvenil, como Marcos Rey e Ganymédes José. Não é exagero e vou explicar o porquê.”

Leitora Viciada

“O autor mostra como livros podem educar e divertir ao mesmo tempo. Na verdade, diverte muito e educa sem o leitor perceber. O fato mais importante: É infantil, mas para todas as idades e em momento algum o livro desmerece a inteligência da criança. A escrita do autor é especial, porque são poucos que sabem misturar esses ingredientes para criar uma excelente história informativa, engraçada e inteligente.”

Segredos em Livros

“As crianças tem entre nove e treze anos, e são muito perspicazes e organizadas no trabalho idealizado. Não tem como não se identificar com alguns pensamentos seus ou pensar em como resolver seus dilemas. São bem diferentes um do outro, mas se entendem na maneira do possível, mesmo porque estão em cargos desejados por eles.
Em paralelo, há ainda situações que exploram intrigas e rivalidades com valentões da escola. O bullying é retratado de maneira suave, isso porque percebe-se que o autor deseja focar em algo leve, mas realmente importante.”

 

A S.U.P.E.R. Gincana

Algumas opiniões de quem leu o Vol.2 da Coleção Turma da Página Pirata.

Leitora Viciada

“Adoro infanto-juvenis cheios de aventuras e o Marcelo Amaral consegue prender a atenção de adultos e crianças com suas histórias e ilustrações, sempre fazendo com que bom humor, criatividade e inteligência prevaleçam na trama. Suas obras arrancam risadas; também são criativas, porque ocorrem tantas coisas peculiares (tem ficção científica leve); e mesmo tendo como público-alvo os pré-adolescentes, o enredo é apresentado, desenvolvido e finalizado sem menosprezar a inteligência da faixa etária – então adulto também curte. E o mais importante: O autor passa mensagens importantes sem que o leitor mirim perceba.”

Cheiro de Livro

“É fácil apontar para o outro e dizer que sofreu bullying ou que foi passado para trás, mas quando esse “outro” é seu amigo, dói mais e é mais difícil lidar. Como o livro é voltado para um público tão jovem, esse é um tema que é essencial discutir desde cedo. E engana-se quem acha que essa competição morre ao crescermos. Além deste conflito, temos a rivalidade entre escolas. O Colégio Vitoriosos conquistou o primeiro lugar em todas as edições anteriores da gincana interescolar e não vai parar por nada até repetir a dose nesta edição. Ética e valores passados de pais para filhos também são temas que precisam estar sempre em evidência e são muito bem explorados pelo autor. É esperado uma criança agir de forma equivocada por falta de maturidade, mas não é aceitável que isso ocorra da parte dos pais. Ainda mais quando o assunto é ética!”

Magia Literária

“Neste livro o personagem que se destaca é Pimenta, que tem 13 anos e é o mais velho entre os amigos por ser repetente. Ele é bolsista no colégio e não foge de briga, duas características que farão dele o protagonista perfeito para essa história. Claro que o autor não deixa os outros personagens de lado, ainda mais a narrativa sendo em terceira pessoa e todos tendo sua importância, mas acredito que a cada livro se aproximará mais de um personagem para lhe dar destaque e Pimenta, sendo o da vez, ajudou no desenvolvimento de alguns temas abordados: preconceito, respeito, limites, educação e, claro, rivalidade. Se você pensa que só as crianças estão envolvidas nesses assuntos está enganado; o autor mostra a realidade ao lembrar que a educação vem de casa e os filhos são espelhos dos pais.”

Deixe um comentário