Bebês “sem noção do perigo” nos quadrinhos e nos desenhos animados

A minha última tirinha (#84) rendeu uma porção de comentários engraçados na página Ser Pai de Menina é no Facebook. Qualquer pai e mãe entra em pânico quando o filho começa a engatinhar e circular pela casa sozinho. É a hora de colocar travas, manter portas fechadas, colocar grades, telas, protetores de tomadas… Tudo para tornar a casa um local seguro.

Nos comentários via Facebook e Twitter algumas pessoas lembraram o quanto esse temor é universal e já foi explorado várias vezes em desenhos animados e até no quadrinhos, gerando inclusive muitas situações de humor que hoje são vistas como politicamente incorretas. Resolvi então selecionar alguns desses exemplos nos vídeos e imagens abaixo.

Muita gente não sabe, mas o Superman teve uma babá chamada Letitia Lerner. Ela aparece em uma única história publicada na revista Elseworlds 80-Page Giant #1 (Junho de 1999). A DC considerou a história imprópria por mostrar cenas bizarras como o bebê Superman levando um choque e até indo parar dentro de um microondas (!!!). A distribuição da revista na América do Norte foi cancelada, mas algumas cópias chegaram a ser distribuídas na Europa. Hoje é possível conferir a história completa aqui.

Babá do Superman

A vida do casal Jonathan e Martha Kent criando o pequeno Clark não foi das mais fáceis mesmo. O curta a seguir dá uma ideia do perrengue que os dois devem ter passado.

Bebês dando trabalho aparecem até em antigos desenhos. Tem dois clássicos do Tom & Jerry estrelados por um bebê que só quer saber de engatinhar para frente sem parar e uma babá adolescente que não sai do telefone. Resta ao gato e ao rato salvar a vida do bebê e ainda levar a culpa pelos perigos que ele enfrenta.

Quem já passou maus bocados também correndo atrás de um bebê fujão foi o coelho Roger Rabbit. Além do curta que abre o filme Uma Cilada Para Roger Rabbit, foram produzidos mais três curtas para o cinema entre 1989 e 1993 e em todos o coelho sofre bancando a babá do Baby Herman.

Vou encerrar o post com um curta que parece até ter sido inspirado na história da babá do Superman. É a história da babá Kari McKeen que precisa tomar conta do bebê Jack-Jack, filho do casal de heróis do filme da Pixar Os Incríveis. O problema é que o bebê é, de longe, o membro mais poderoso dessa família e vai dar muito trabalho para a garota.

Agradeço ao amigo @mushisan por ter ajudado a inspirar esse post. 🙂

Comentário

comentário(s)